O Mole National Park está localizado na Região Norte do Gana e possui uma área de 4.840 quilómetros quadrados de savana. É o habitat de elefantes, búfalos, veados, primatas, hienas, felinos selvagens, diversas espécies de pássaro.
Em Julho de 2013, visitei esse refúgio da vida selvagem, ainda preservado. Foram aproximadamente quinze horas na estrada, em um ónibus de Acra a Tamale. Daí tomei uma van até o parque.
A administração do Mole organiza dois tipos de visita guiada: uma num jipe; outra a pé. Ambas ocorrem na companhia de um guarda devidamente armado para prevenir o ataque de algum animal de grande porte.
Era um dia chuvoso. Por esse motivo, alguns guias tentaram desencorajar os visitantes a fazer qualquer expedição naquela tarde. Diziam que, em geral, os animais não saíam a alimentar-se sob a chuva. Relutantes, alguns – incluindo a mim – contactaram um guia que concordou com correr o risco de dar uma caminhada em vão.
Tivemos sorte! Mas mal o jipe partiu e logo vimos alguns elefantes. Rapidamente, o motorista e o guia pararam e conduziram-nos a pé, por dentro da mata.
A segunda visita guiada estava agendada para o dia seguinte, às 6h. A caminhada do alojamento até o local combinado com o guia permitiu-me observar um pouco da vida local. Cruzei com trabalhadores locais e habitantes de uma vila localizada nas circunvizinhanças ou talvez dentro da reserva.

Depois da chegada do guia e de outros visitantes, seguimos uma estrada de barro e, em seguida, adentramos uma trilha no meio da mata. Em poucos minutos, fomos surpreendidos por um jovem elefante. Ele alimentava-se entre árvores de baixo porte. Pareceu não gostar da nossa presença. Observamo-lo por um momento e, depois, seguimos em frente.
Naquela manhã, tivemos a oportunidade de conhecer melhor aquela biodiversidade. No percurso, achamos a carcaça de um animal, que, segundo o guia, teria sido atacado por um leão há alguns meses. Mesmo um pouco apreensivos, avançamos. Passamos por um lago em que búfalos se banhavam. Em seguida, subimos uma colina até o albergue que fica dentro da reserva.
Naquele dia, depois do almoço, voltei para Acra e, ao sair do quarto do albergue, um javali descansava às margens da passadeira. Só deu tempo de tirar uma foto rápida e sair correndo, pois a van esperava-nos.
Desta viagem, eu nunca me esquecerei dos animais selvagens dos quais fiquei tão próximo, mas, principalmente, dos elefantes, espécies por que sou fascinado desde pequeno.
Gostei das fotos, lugar lindo.
GostarLiked by 1 person
Roberto, obrigado pela visita ao blogue. Fico muito contente que gostaste das fotos. Sim, o lugar é muito bonito e merecedor de visita. Abraços.
GostarGostar
Cássio, gostei de sua crónica e tambem de suas fotos, te envio um forte abraço
e espero verte em pouco tempo.
GostarLiked by 1 person
Obrigado pela visita, Joaquín. Muito bom saber que tu gostaste das fotos e do texto. Vou adorar ver-te em breve. Abraços meus e do Murilo.
GostarGostar
Cássio, a forma como descreveste e as imagens que mostraste despertaram a minha inveja… Ok, sei que é coisa feia. 🙂
Mas bonitas são as tuas fotos. Aquelas redondas que parecem bolachas são uma graça. Deixas-me sempre pendurada a pensar como se fará… Não sei se depende do modelo do blogue…
E já passaram quase três anos!
GostarLiked by 1 person
Isabel, descobri as “fotos-bolacha” (Gosto do rótulo!) há pouco tempo. Há de, primeiro, seleccionar as fotos todas que tu queres pôr em formato de galeria. Em seguida, antes de publicá-la, há duas opções na parte superior do quadro: a) pré-visualizar; b) editar. Se vais em “editar”, o blogue apresenta uma lista de estilos, a saber, círculos, mosaico, entre outros. Não sei se todos os blogues oferecerem esta opção de galeria, mas vê se tu consegues no teu.
Quanto à inveja, não te preocupa, pois, se a inveja é coisa feia ou não, há controvérsias. Machado de Assis escreveu qualquer coisa sobre inveja como gana na acepção mais popular. Acho que li isto num dos seus romances, mas, “guglando” (http://kdfrases.com/frase/143422), encontrei-lhe uma frase em que articula “inveja” e “luta”.
GostarLiked by 1 person
Obrigada, Cássio!
Por legitimares o meu deslize para a inveja. 🙂 Faz sentido esse entendimento de Machado de Assis.
Pelas dicas das fotos. Julgo que o meu modelo não apresenta essa lista de opções, mas hei-de procurar melhor. Isso é muito fixe!
GostarLiked by 1 person
Wanna go there!!!
GostarLiked by 1 person
It’s a great idea! 😀
GostarGostar