Cássio Serafim nasceu em Mossoró, a 18 de Abril de 1978. Lá viveu a sua infância, adolescência e início da vida adulta. Nesse ínterim, experienciou dissabores de sonhos e projetos forçosamente adiados, assunto de que trata a crônica “Rasgue a tela, se puder!“. Paradoxalmente, esses dissabores fortaleceram-no e ensinaram-no a enfrentar obstáculos e a elaborar trajetórias possíveis para viver.
Como parte dessa trajetória de aprendizagens e amadurecimento, a formação acadêmica tem exercido um papel importante. Em 2000, Cássio licenciou-se em Letras (Especialidade: Língua Portuguesa e as suas respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, em Mossoró. Em 2001, ele encetou a sua diáspora voluntária, deixando a sua cidade natal em direção à capital do Estado. Em Natal, ele concluiu o mestrado em Estudos da Linguagem (Área de concentração: Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, em 2006.
Atualmente, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Cássio cursa doutorado em Estudos Feministas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, estando no ano da conclusão do curso e, logo, no momento de escrita de tese. O seu projeto de investigação tem como foco a análise da produção escrita ficcional e ensaística da escritora ganense Ama Ata Aidoo, numa perspectiva feminista e anticolonial. São palavras-chave dos seus interesses acadêmicos no campo linguístico e literário: práticas discursivas; relações de poder; identidades; gênero; sexualidade.
No exercício da função docente, atuou: como professor de Português Língua Materna em escolas secundárias no Rio Grande do Norte; como professor universitário de disciplinas de didática do ensino de línguas e literatura na Universidade Federal do Rio Grande do Norte; como professor de Português Língua Estrangeira no Instituto de Línguas do Gana, em Acra, quando exerceu a função de Leitor brasileiro entre setembro de 2009 e agosto de 2013.
Para informações outras sobre a trajetória acadêmica de Cássio Serafim, esteja à vontade para consultar os seguintes canais:
Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2816550301573873
Academia: https://coimbra.academia.edu/cassioserafim
Cumprimentos e agradecimentos pela visita!
Volte sempre ao blogue e aprecie os textos e fotografias aqui publicizados!
Alô Cássio!
Fica aqui registrado minha visita a seu blog.
Valeu um abraço amigo.
GostarLiked by 1 person
Muitíssimo obrigado, Alex.
Serás sempre bem-vindo!
Abraço.
GostarGostar
Querido Cássio lhe conheci um bebê muito lindo morava no Bom Jardim pertinho de sua casa. Sou amiga de Lúcia há muitos anos. Descobri hoje seus escritos são maravilhosamente bem elaborados. Moro em Rondônia, e não me desligo de Mossoró . Tenho minha família lá e os amigos que. guardo no ❤ sempre. Beijão grande.
GostarLiked by 1 person
Lourdinha, que bom reencontrá-la através da web. Fico muito contente que aprecie os textos. Nem imagina o quão contente fico.
Espero que esteja bem em Rondônia. E agradeço-lhe pela visita.
Beijão para você e a família!
GostarGostar
acho estranho quando um mossoroense me chama de Fabio kkk acostumado com Fabinho rsrsrsr um abraco
GostarLiked by 1 person
Fabinho, claro. Risos.
GostarGostar
Será sempre Fabinho com todo o carinho que o sufixo -inho possa expressar e, logicamente, refletir a nossa trajetória de amizade. Abração.
GostarGostar
Graca, lindo mesmo a trajetoria e historia desse ser Cassio , tenho muito orgulho de ter conhecido e convivido com vc desejo que seu trabalho seja reconhecido pelo mundo a fora e mossoro tbm nossa cidade bjs e abraco .
GostarLiked by 1 person
Obrigado, Fábio. Muito bom tê-lo por aqui. Obrigado pelo carinho. Também tenho muito orgulho por tê-lo conhecido e tê-lo como amigo. Beijos e abraços.
GostarGostar
Como é lindo sua trajetória meu amor!
GostarLiked by 1 person
Graça, muito obrigado pela visita ao blogue. Espero que este momento marque a retomada do contato e da amizade. Abraço forte e singelo para você e para a sua família.
GostarGostar